Um bom plano de Previdência Privada garante a complementação da aposentaria no futuro, para que você mantenha seu padrão de vida. Dessa forma, aplicando pequena quantia mensal, você saberá o que esperar ao final do período escolhido para começar a receber o benefício.
Da mesma forma e sem que pese no seu bolso, no caso da Previdência Privada Infantil você deposita mensalmente determinado valor que poderá garantir, por exemplo, a formação escolar de seu filho.
Existem dois Planos de Previdência Privada:
– PGBL
Plano Gerador de Benefício Livre, é recomendado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda. O investidor pode deduzir do imposto o que investiu durante o ano no plano até chegar ao limite de 12% de sua renda bruta.
Quando for sacar esse dinheiro, pagará o imposto sobre o valor total resgatado ou sobre a renda recebida. Ou seja, o dinheiro que você investiu e também o rendimento dele.
– VGBL
Vida Gerador de Benefício Livre, é o mais escolhido. Ele é indicado para quem declara o Imposto de Renda no formulário Simplificado e também para quem é isento.
Nesse caso, o investidor não pode abater suas aplicações feitas ao longo do ano no Imposto de Renda. Mas quando for sacar o dinheiro, pagará imposto apenas sobre o valor dos rendimentos e não sobre o valor total acumulado.